Hildália Fernandes

Hildalia Fernandes é Educadora. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB na linha 1: Educação, memória, processos civilizatórios e pluralidade cultural. Professora nas licenciaturas de letras e pedagogia com os componentes: Fundamentos e Metodologia do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (desde 2006.2), Leitura e Produção textual (desde 2008. 2); Fundamentos e Metodologia da Educação Ambiental (2009.1) e Pesquisa em educação (2015) na Faculdade D.Pedro II.

 

É especialista em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira pela Fundação Visconde de Cairu (2009); especialista em Linguística Textual pelo CEPOM (1995) e concluinte na especialização em Consciência e Educação pelo ISEO e é, também pedagoga (Faculdade D. Pedro II). Prestou Consultoria para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador (SMEC) em Africanidades e Lei 10.639/03 (2005 a 2007) e Coordenou o grupo de pesquisa em Relações Étnico-raciais nos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade D. Pedro II (2011) e orienta trabalhos de conclusão de curso que versem sobre tais temáticas. Professora formadora (PARFOR) Educação das relações etnicorraciais na empresa UNEB Campus VI – IRECÊ Licenciatura em Artes Visuais – Universidade do Estado da Bahia (2013) e na Licenciatura de Geografia com o componente Pluralidade Cultural; Licenciatura em pedagogia em ITAGUAÇU (Xique – Xique); Professora formadora (UAB) Relações Etnicorraciais na empresa UFBA no Curso EJA na Diversidade (2013).

 

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1993) e Pedagogia (à distância) pela Faculdade D. Pedro II. Pesquisa sobre escrita literária de mulheres negras(em especial vida e obra de Carolina Maria de Jesus e Toni Morrison), narrativas de professoras negras e cabelo como símbolo identitário e educação antirracista. É, ainda, aprendiz de contista, tendo contos publicados nos Cadernos Negros 36 e 38. Faz parte dos grupos literários: Quilombo Letras e Quartinhas de Aruá e é Erva Doce na Capoeira. Docente no Cursinho pré-vestibular Vilma Reis com o componente curricular: Literatura negro-diaspórica.